Encontro de famílias Pindobaçuenses, beneficiárias do BPC na Escola.

A Prefeitura Municipal de Pindobaçu, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social e Grupo Gestor Local do Programa BPC na Escola, realizaram no dia 08 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores, encontro com as famílias dos beneficiários do Programa BPC na Escola na faixa etária entre 0 a 18 anos.

O cerimonial foi conduzido de forma brilhante pela criança de 11 anos José Lopes de Souza Neto autista e estudante da Escola Lírio dos Vales. Que iniciou convidando os participantes de honra para compor a mesa central, os adolescentes Carlos Magno dos Santos Silva deficiente auditivo e Jose Cristovão Silva de Jesus, pessoa com deficiência múltipla.

Em seguida houve uma apresentação sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, onde tivemos a participação da adolescente  Julliany Ferreira Pinheiro pessoa com deficiência múltipla.

A abertura do evento foi conduzido pela coordenadora da equipe técnica a Srtª Tamara Almeida que explanou sobre o programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Promovendo a elevação da qualidade de vida e da dignidade das pessoas com deficiência, por meio da articulação intersetorial, entre as políticas de Educação, Assistência Social e Saúde.

Logo após houve a apresentação do adolescente Carlos Magno dos Santos Silva, deficiente auditivo, que se apresentou destacando sobre o seu processo de inclusão na escola e a importância do apoio de sua família.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sra Rosemary Coelho, destacou a necessidade de ampliar os serviços e programas que atendam as pessoas com deficiência, buscando assim contribuir para a garantia de direitos sociais e promover a consolidação de uma sociedade mais inclusiva.

Em seguida a Psicóloga Srtª Paula Bezerra explanou sobre os atendimentos ofertados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em especial sobre o acompanhamento realizado com os familiares e  beneficiários do BPC. Na oportunidade foi entregue a Cartilha BPC e Passe Livre “Promoção da Dignidade Humana e Justiça Social”.

Dando continuidade Sra Kátia Cristina Novaes Leite, Especialista em Educação e coordenadora Pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jacobina, proferiu palestra com o tema: “A importância da Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular”, destacando os desafios no ambiente escolar e familiar.

A Psicopedagoga Sra Silvia Lopes explanou sobre as atividades realizadas no Centro de Educação Especial (CAEPE).

Finalizando o evento foi aberto um momento na plenária para que os participantes pais e responsáveis pudessem compartilhar suas vivências e desafios diários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *